Saiba tudo sobre uma clínica para dependentes químicos. Um centro de tratamento químico ou dependências de dependência é uma instalação que oferece um ambiente seguro e de apoio para qualquer pessoa viciada ou dependente de drogas ou álcool.

Se você ou um ente querido abusar de substâncias, um centro de tratamento pode ajudá-lo a começar a jornada de recuperação. O vício é uma doença complexa que leva mais a superar do que simplesmente desejar.

As drogas são substâncias químicas que alteram a maneira como o cérebro funciona, o que, com o tempo, pode tornar muito difícil para alguém parar de usá-las, mesmo quando estão fortemente motivadas a fazê-lo.

Dependência química, o que é?

O dependente químico possui um comportamento aditivo, isto é, um comportamento repetitivo (compulsão e obsessão) face a um objeto, substância ou atividade. No caso de usuários de drogas, sem os devidos cuidados e o tratamento dependência química, 

o vício se transforma no foco principal de sua vida, excluindo-o de outras atividades e de sua rotina diária, incluindo o convívio social, o trabalho, a escola, a família, entre outros.

A Interhelp Internação tem como missão ser uma empresa que atende com excelência Tratamento dependência química, com uma equipe de internação especializada e resultados efetivos na recuperação e reabilitação de seus pacientes.

Com o passar do tempo, a Interhelp Internação ganhou cada vez mais credibilidade em remoções e internações de dependentes químicos e assumiu naturalmente o posicionamento de referência na área da saúde não só no Estado de São Paulo, mas em várias regiões do país. Possui instalações de alto padrão em Itú e Mairinque, ambos localizados no estado de São Paulo.

O projeto terapêutico no Tratamento dependência química inclui:

  • Desintoxicação
  • Reabilitação psicológica
  • Reinserção social

Em casos extremos, a dependência química (álcool e/ou drogas) costuma deixar o indivíduo refém da substância, sem a capacidade de avaliar o mal que ela faz a si e às pessoas que estão próximas.

Com o Tratamento dependência química  adequado, a Interhelp Internações é seu aliado em trazer de volta pessoas vítimas de dependência e acompanha-los neste momento difícil.

Através de um tratamento adaptado, incluindo hábitos saudáveis como a religiosidade, o controle das compulsões, a reaproximação com a família e amigos, os pacientes encontram naturalmente o caminho de retorno e desprendem-se das drogas.

Clínica para dependentes químicos: Como escolher a melhor?

A família e os amigos podem desempenhar papéis importantes na motivação das problemas de drogas para entrar e permanecer no tratamento. No entanto, tentar identificar os programas de tratamento certo para um ente querido pode ser um difícil
Processo.

Considere o seguinte ao escolher o centro de tratamento ou provedor certo para você:

  • O programa é flexível e capaz de ser adaptado às suas necessidades exclusivas?
  • Utiliza tratamentos baseados em evidências? Tratamentos eficazes são aqueles que foram cientificamente estudados e determinados como úteis para o tratamento da dependência química.
  • Existe uma gama diversificada de serviços oferecidos? O que você precisa quando começar sua jornada em um estilo de vida sóbrio provavelmente será diferente do que você precisará mais tarde. Os planos de tratamento devem se ajustar para atender às suas necessidades à medida que evoluem.

Encontrar o programa ou centro de tratamento de dependência química pode ajudar você ou seu ente querido a parar de usar drogas e levar uma vida produtiva em casa, no trabalho e na comunidade.

O que posso esperar do seu centro de tratamento de dependência?

Você e seus entes queridos devem ter uma boa ideia do que esperar de um centro de tratamento de dependência antes de se matricular. Você não deve saber apenas o que o seu tratamento implicará, mas também sobre quaisquer procedimentos médicos que você terá que se submeter.

Pergunte sobre as várias comodidades disponíveis que ajudarão a tornar a sua estadia mais agradável. Muitas instalações de tratamento oferecem comodidades e serviços de luxo, bem como opções de tratamento holístico.

Alguns centros permitem a opção de um quarto particular, enquanto outros podem ter quartos compartilhados. Pesquise seu centro de tratamento cuidadosamente e faça perguntas que você possa ter para determinar se o centro de tratamento atende às suas necessidades específicas.

Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos: Programas de tratamento

Programas de tratamento de dependência de drogas e álcool são projetados para ajudá-lo a escapar de um ciclo compulsivo de abuso de álcool ou drogas que representa uma perda de controle sobre seu uso de substâncias.

Para estes fins, os programas de tratamento ensinam-lhe a funcionar no dia-a-dia sem usar a sua substância de eleição.

Um grande componente do tratamento de transtornos por uso de substâncias concentra-se em ser completamente honesto consigo mesmo, aceitar a realidade e explorar os sentimentos, pensamentos e crenças que impulsionaram seu uso de substâncias.

Um bom programa de tratamento ajuda-o a analisar realisticamente a sua situação, adaptar mais crenças funcionais e realistas, aprender técnicas de gestão de stress e de enfrentamento e ajudá-lo a desenvolver relações positivas.

A gama de crenças, emoções e tipos específicos de intervenções que são abordados no tratamento depende do seu caso específico, enquanto ainda segue os princípios gerais do tratamento.

Se você tiver distúrbios psicológicos ou psiquiátricos concomitantes (por exemplo, depressão, ansiedade) ou condições médicas (por exemplo, diabetes, pressão alta, artrite), seu programa de tratamento também deve ajudá-lo a abordar esses problemas diretamente ou com encaminhamentos para profissionais de tratamento adequados.

Clínica para dependentes químicos: Opções de tratamento

É importante ter em mente que nenhum tratamento é ideal para todos, já que o vício é complexo, portanto os tratamentos devem levar em conta aspectos como a gravidade do vício, a força da rede de apoio (ou a falta dela) e outros detalhes individuais.

O caminho de uma pessoa para a recuperação pode consistir em alguma combinação dos seguintes elementos de tratamento comumente usados:

  • Desintoxicação e retirada: O primeiro passo do tratamento é a desintoxicação, que pode ou não ser supervisionada por médicos, dependendo do tipo e da gravidade da dependência. Quando as intervenções médicas são usadas na desintoxicação, seu objetivo é ajudar a suprimir ou gerenciar os sintomas de abstinência para que uma pessoa possa parar de usar a droga com segurança e conforto.
  • Tratamento residencial: Esse tipo de terapia de longo prazo ocorre em um ambiente médico não hospitalar e pode durar menos de um mês ou até um ano ou mais. Os cuidados são prestados 24 horas por dia para dar à pessoa um apoio constante e orientação para a recuperação. Muitos centros de tratamento residencial a longo prazo oferecem tratamento abrangente com uma variedade de serviços, como aconselhamento familiar, assistência ao emprego e avaliações médicas.
  • Tratamento ambulatorial: O tratamento ambulatorial está disponível para pessoas que têm mais apoio na comunidade e vícios menos graves. Eles também podem ter empregos ou escolas que não podem ficar em espera enquanto estiverem limpos. O tratamento ambulatorial pode envolver uma variedade de serviços, incluindo gerenciamento de casos, treinamento vocacional, gerenciamento médico e muito mais.
  • Manutenção médica: Medicamentos são usados ​​às vezes para tratar sintomas de certos tipos de dependência de drogas e dependência. Eles são úteis no manejo dos sintomas de abstinência e na prevenção de recaídas e podem ser úteis no tratamento de transtornos mentais concomitantes. Certos medicamentos reduzem os desejos por drogas, tornando mais provável que uma pessoa consiga atingir a sobriedade a longo prazo.

Dependência química: tratamento e recuperação TVFOCO

Avaliação profissional

Diferentes tipos de profissionais são treinados para avaliar as pessoas para os vícios, incluindo médicos, enfermeiros, conselheiros, psicólogos, terapeutas e assistentes sociais.

Normalmente, várias pessoas vão avaliar você, especialmente se você está sendo cuidado em uma instalação de tratamento de dependência.

Isso ajuda a garantir que você receba o diagnóstico correto para sua condição e o melhor tratamento possível. As avaliações geralmente incluem questionários, exames físicos e autoavaliação.

O processo de avaliação de dependência é bastante simples. O médico ou clínico fará com que você preencha um questionário padronizado perguntando sobre seu uso atual de drogas ou álcool, histórico de tratamento, histórico de saúde, padrões de comportamento, sintomas e os efeitos que o vício teve em sua vida .

Depois disso, o clínico conduzirá uma entrevista cara a cara com você, fazendo perguntas padronizadas e abertas que fornecem informações para fazer um diagnóstico adequado.

Entendendo o vício

Um vício químico é uma doença cerebral crônica que é caracterizada pelo uso continuado de drogas, apesar das conseqüências adversas significativas para a saúde, o funcionamento social ou ocupacional da pessoa. A dependência química é duradoura e pode levar a uma variedade de resultados negativos.

Na maioria dos casos, a tolerância física se desenvolve primeiro, que é quando seu corpo se adapta à presença de uma droga e precisa de mais e mais dessa substância para alcançar a mesma alta que você experimentou quando começou a usar.

Dependência é uma condição diferente, cuja característica principal é sentir sintomas de abstinência quando você tenta parar de usar sua droga de escolha. Isso geralmente ocorre quando você usa certas drogas cronicamente ; Ele pode até se desenvolver ao tomar medicamentos prescritos conforme prescrito.

Estágios da dependência

Quando alguém usa drogas, o sistema de comunicação do cérebro é afetado, especificamente na forma como envia e recebe informações.

Substâncias diferentes funcionam de maneiras diferentes  em alguns casos, as drogas diminuem a sinalização ou interferem de alguma forma no sistema de comunicação do cérebro; outras vezes, as drogas imitam os mensageiros químicos naturais do cérebro.

Independentemente do mecanismo de ação preciso, uma das maneiras pelas quais muitos remédios provocam sua alta eficácia é através da super estimulação do circuito de recompensa do cérebro por meio do aumento da atividade de uma substância química de sinalização conhecida como dopamina.

Como o cérebro está preparado para procurar e repetir atividades que produzem sentimentos prazerosos, pode ser extremamente difícil parar de usar drogas quando alguém começar.

Depois que o cérebro é regularmente exposto a substâncias químicas, ele começa a se ajustar à estimulação constante e sua capacidade de sentir prazer na maneira como ele costumava diminuir. A pessoa, então, precisa de mais do medicamento para conseguir um alto, o que é chamado de tolerância .

Eventualmente, o uso de drogas também pode causar mudanças significativas no cérebro, que podem persistir mesmo depois que a pessoa não usa mais a droga. Essas mudanças cerebrais também podem dificultar a interrupção do uso, razão pela qual o tratamento químico e dependência é necessário neste momento.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas de abuso de droga pode variar dependendo do produto químico usado e a pessoa que o utiliza, mas, em geral, alguns dos sinais de uma dependência química ou dependência incluem:

  • Uma deterioração da aparência física.
  • Odores corporais incomuns ou cheiros na roupa.
  • Mudanças nos padrões de sono ou alimentação.
  • Dificuldades nas relações pessoais por causa do uso.
  • Problema legal freqüente.
  • Desistindo de atividades sociais ou recreativas importantes para usar.
  • Uso continuado para evitar sintomas desagradáveis ​​de abstinência física.
  • Incapacidade de controlar o uso de drogas ou álcool.
  • Continuar a usar, apesar das consequências físicas ou de saúde adversas.
  • Períodos de aumento de atividade.
  • Mudanças de humor repentinas.
  • Mudanças inexplicáveis ​​na personalidade.
  • Falta de motivação.

Se você ou alguém próximo a você estiver exibindo muitos desses sinais, talvez seja hora de conversar com um médico ou um conselheiro profissional de dependência química sobre as opções de tratamento.

Consequências negativas

O abuso de drogas pode afetar negativamente todas as áreas da vida de uma pessoa, incluindo:

  • Saúde física: As pessoas que são viciadas em drogas estão freqüentemente sob maior risco de outros problemas de saúde, como câncer, hepatite, danos no fígado, HIV / AIDS, derrame e doenças cardiovasculares.
  • Saúde mental: A dependência muitas vezes afeta a saúde psicológica, como o desencadeamento ou o agravamento da depressão, distúrbios psicóticos, agressividade e ansiedade. Abuso de substâncias e transtornos mentais freqüentemente co-ocorrem.
  • Relacionamentos sociais: o uso de drogas pode levar uma pessoa a desistir de atividades que antes desfrutavam e que afetaria negativamente os relacionamentos com amigos, familiares e colegas de trabalho. Às vezes, as pessoas que usam drogas praticam comportamentos sociais inaceitáveis ​​(ou ilegais), como atuar em agressões ou roubos, que criam conflitos em seus relacionamentos interpessoais.

Felizmente, existem muitas opções de tratamento para quem sofre de dependência química ou dependência e seus efeitos negativos.

Conteúdo relacionado:

Links úteis:

Ministério da Saúde
CREMESP
Anvisa

Clínica para Dependentes Químicos
5 (100%) 5 votes
Fechar Menu